6 dicas para superar as burlas criadas por impostores

Money By April Payne June 4, 2024

Alguma vez recebeu uma chamada urgente de um “banco” a pedir-lhe para fazer uma transferência de fundos para pagar as suas contas em atraso?

Cuidado, pode ser uma burla de um impostor.

Uma burla de um impostor acontece quando uma pessoa se faz passar por um amigo, familiar ou uma figura credível, como um funcionário de uma empresa de serviços públicos, agente de IRS ou representante do banco, a fim de levar as pessoas a enviar-lhes dinheiro. As burlas criadas pelos impostores podem assumir muitas formas, pelo que é importante verificar imediatamente a identidade de qualquer pessoa que o contacte e lhe pede para fazer algo.

Numa versão da burla, o impostor faz-se passar por um representante de uma marca credível que o contacta por telefone, e-mail, mensagem de texto ou através das redes sociais. O burlão pode tentar convencê-lo a trabalhar para a marca (por vezes, como “cliente mistério”, “funcionário de expedição” ou “funcionário de recursos humanos”), ou pode tentar convencê-lo a dar-lhe acesso a informações sensíveis, como o número do seu cartão de crédito ou outros detalhes.

Em alguns casos, o impostor pode alegar ser um agente de IRS que está a entrar em contacto consigo relativamente a impostos com pagamento em atraso, ou um representante de uma empresa de serviços públicos dizendo que tem um pagamento em atraso. Noutras situações, o burlão faz-se passar por um representante do atendimento ao cliente de um banco ou de outra empresa e contactam-no relativamente a “problemas de segurança” ou ao saldo da sua conta.

Os burlões também se fazem passar por familiares ou amigos que afirmam estar envolvidos numa emergência em que a sua ajuda é urgentemente necessária. Para tornar a situação mais confusa, muitas das vezes já têm acesso a algumas das suas informações pessoais, como o nome do seu banco ou os nomes dos seus familiares, que utilizam para tornar a burla mais credível.

Eis os três sinais mais comuns de burlas criadas pelos impostores aos quais deve prestar atenção:

  • Urgência: um estranho (ou mesmo uma pessoa que reivindica ser um amigo ou um familiar) pode pressioná-lo a agir no imediato sem dar tempo para que verifique a credibilidade da situação.
  • Ameaças: poderá sofrer ameaças de interrupção do serviço, suspensão ou encerramento da conta, medidas legais, detenção ou outras consequências graves se não tomar medidas imediatas.
  • Sigilo: os burlões muitas das vezes insistem para que não conte nada a ninguém sobre o que está a acontecer. Embora possam dar, o que parecem ser, bons motivos, apelam ao sigilo porque na verdade não querem que verifique a situação.

Para superar estes burlões no seu próprio jogo, lembre-se destas dicas:

  1. Não se apresse: respire fundo e evite tomar medidas rápidas, independentemente do que a pessoa lhe disser.
  2. Verifique: se a pessoa indicar ser um amigo ou um familiar, primeiro, confirme imediatamente a situação com outros familiares. Se a pessoa indicar ser um representante de uma organização (como o governo, o seu banco ou uma companhia de serviços públicos), desligue imediatamente e verifique a situação através de um método de contato no website oficial da organização.
  3. Não clique em ligações desconhecidas: quer sejam enviadas por mensagem de texto, e-mail, redes sociais ou quaisquer outros canais, NÃO clique em ligações desconhecidas nem transfira anexos que lhe sejam enviados de fontes não verificadas.
  4. Verifique o URL do website: geralmente os burlões enviam e-mails com URL que parecem de empresas de grande renome, como a Amazon, a Microsoft ou a FedEx, mas uma análise mais minuciosa revelará que o URL é ligeiramente diferente do verdadeiro.
  5. Detete erros: veja com atenção, mesmo a linha do assunto do e-mail pode ter uma pista! Podem existir erros como erros ortográficos, mau uso da gramática ou logótipos e formatação invulgares.
  6. Comunique a situação:se suspeitar de uma burla, informe as autoridades locais. Partilhar a sua história sobre a burla ajuda os investigadores a tentar resolver a situação em caso de fraude e outras pessoas a evitarem ser enganadas.

Em conjunto, podemos ser mais inteligentes e estar em segurança.

Lembre-se, não tenha medo de dizer não e desligar a chamada para que possa verificar a situação e demorar o tempo necessário. Se algo lhe parecer estranho, é porque provavelmente é!