Estudar fora do Brasil é uma oportunidade de vivenciar novas culturas, adquirir uma educação de excelência e expandir horizontes pessoais e profissionais. A experiência internacional enriquece o currículo e transforma a forma como você vê o mundo, proporcionando uma visão global e habilidades que serão úteis ao longo da vida.
No entanto, para que esse caminho seja bem-sucedido, o planejamento é fundamental. Desde a escolha do destino até a organização dos documentos e o preparo para a adaptação em outro país, cada etapa exige atenção cuidadosa. Um plano bem-feito garante que você aproveite ao máximo essa oportunidade.
Por isso, nesse artigo da Western Union Brasil, você vai encontrar o checklist do que você precisa fazer. Então, confira tudo a seguir.
Confira o checklist do que você precisa fazer para estudar fora do Brasil
1 – Passaporte
O passaporte é um documento importante e obrigatório para ingressar em quase todos os países do mundo. Por isso, não deixe para emiti-lo em cima da hora, comece o processo com antecedência. Caso já o tenha, verifique se a data de validade contempla todo o período que você ficará fora.
2 – Visto
Veja se o país que você planeja estudar precisa de visto, como no caso dos Estados Unidos. O tempo que você ficará no destino também é determinante para ter essa resposta. Na Espanha, por exemplo, você pode permanecer no país sem visto por até 90 dias, assim como outros lugares da Europa.
Informe-se na embaixada ou consulado do país de destino no Brasil. Depois, cheque todos os critérios e reúna os documentos para fazer a solicitação.
3 – Cartas de recomendação
É muito comum as universidades no exterior pedirem cartas de recomendação como critério de seleção na candidatura (application), junto com os demais documentos. As cartas servem para atestar competências do candidato e podem ser escritas por professores e/ou pessoas com quem você já trabalhou.
4 – Carta de admissão
Após fazer sua candidatura e ter a aprovação da universidade escolhida para estudar no exterior, você receberá uma carta de admissão.
Com esse documento, você estará apto para se matricular na instituição de ensino. A carta de admissão também é indispensável para a solicitação do visto de estudante e, quando chegar no país, para apresentar à imigração, caso você seja questionado sobre o motivo da viagem e os oficiais peçam o comprovante.
5 – Currículo
Outro item que costuma ser solicitado pelas universidades é o currículo atualizado do candidato. Dessa forma, a instituição terá acesso às experiências acadêmicas e profissionais do futuro aluno. Ter o currículo atualizado também te ajudará na hora de buscar trabalho no exterior enquanto estuda, se esse for o seu objetivo.
6 – Carta de motivação
A carta de motivação também é bastante solicitada para quem deseja se candidatar ao processo seletivo das universidades internacionais. Esse texto é escrito pelo próprio candidato e deve conter os motivos que o levam a querer estudar na instituição escolhida, além dos seus objetivos e interesses.
7 – Histórico escolar, diplomas e certificados
Reúna o seu histórico escolar, diplomas universitários, certificados ou comprovantes de cursos de idiomas (incluindo certificados de proficiência) e extracurriculares.
Eles serão importantes para concorrer à vaga – geralmente a universidade pede que o histórico escolar tenha a nota final. Além disso, é importante levá-los para o país que irá estudar para apresentar os originais assim que começarem as aulas.
Tradução dos documentos:
Dependendo do destino do seu curso, você também vai precisar traduzir todos os documentos que são solicitados pela universidade. No caso de Portugal, geralmente os candidatos podem enviar em língua portuguesa. No entanto, vale a pena preparar o currículo em inglês, caso queira buscar trabalho para se manter por lá.
Transfira dinheiro para o exterior com a Western Union
Com a Western Union, transferir remessas para estudar fora do Brasil ficou muito mais fácil. Você só precisa escolher entre o nosso aplicativo ou site para começar a usar os nossos serviços. O pagamento pode ser realizado via Pix. Envie remessas antes ou durante a sua viagem e receba da forma que preferir.
Oferecemos duas opções de recebimento: diretamente em conta bancária (quando disponível) ou para saque em uma de nossas agências autorizadas. Você pode realizar a transação nas 24 horas do dia, nos 7 dias da semana. Faça uma simulação nos nossos canais digitais e conheça a melhor forma de envio.
Se você envia dinheiro online ao exterior, você pagará a partir de R$9,90 dependendo do lugar e do valor enviado, além da taxa de câmbio e impostos (IOF).
Consulte os Termos & Condições.