A comida é um dos grandes símbolos das comemorações de Natal ao redor do mundo. Por isso, cada país celebra essa data com pratos típicos e cheios de história. Mais do que uma refeição, os alimentos natalinos carregam tradições familiares, ingredientes locais e rituais que passam de geração em geração.
Muitas vezes, esses pratos representam desejos de prosperidade, saúde e felicidade para o ano que se inicia, sendo uma parte fundamental do Natal em diferentes culturas. Essa também é uma oportunidade de reunir entes queridos para celebrar essa data especial, fortalecendo laços de afeto.
Portanto, neste artigo da Western Union Brasil, convidamos você a embarcar nessa viagem gastronômica, descobrindo algumas das comidas típicas de Natal mais emblemáticas desta temporada. Confira!
10 comidas típicas de Natal pelo mundo para você provar
As receitas natalinas trazem elementos de cada país, desde as especiarias exóticas até os cortes de carne especiais, além de temperos, modos de preparo e apresentações que refletem as influências culturais e religiosas de cada local.
Além disso, a diversidade de pratos servidos no Natal revela como essa celebração se adapta ao clima, aos ingredientes e às tradições de cada parte do mundo, oferecendo uma experiência rica para quem aprecia uma boa gastronomia. A seguir, apresentamos os pratos de alguns países pelo mundo:
1 – México
A comida mexicana é muito diversificada, e isso também pode ser visto na ceia de Natal. O país destaca a sua regionalidade nos pratos típicos, como, por exemplo, os chiles en nogada. A receita é elaborada com pimentões recheados com carne e servidos com um creme de nozes.
2 – França
Curiosamente, a ceia da véspera de Natal na França se chama réveillon. Cada região do país prepara seus pratos típicos, por isso é possível encontrar uma variedade deles, assim como no México. Como destaque, podemos citar o foie gras, um patê de fígado de ganso e uma das receitas francesas mais tradicionais.
3 – Rússia
Na Rússia, o Zakuski é muito típico na celebração natalina. Trata-se de alimentos servidos como aperitivos, antes das grandes refeições ou durante as festas. Para acompanhar, o país tem o costume de servir a vodka.
4 – Portugal
O bacalhau é um dos pratos mais tradicionais de Portugal e no Natal ele não fica de fora. Por isso, você sempre vai encontrá-lo na ceia. Os portugueses também incluem o peru e, com relação à sobremesa, as famosas rabanadas.
5 – Japão
Celebrado apenas após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Natal no Japão marca presente nas famílias cristãs. Por lá, é comum encontrar sushis e sashimis, além de peru assado e nozes com castanhas. Quando o assunto é sobremesa, os japoneses saboreiam o kurisumasu keeki, bolo feito com o pão de ló.
6 – Itália
Na mesa de Natal dos italianos não faltam frutos do mar, principalmente o bacalhau. As massas, muito tradicionais no país, também fazem parte da ceia, além de um bom vinho para acompanhar a noite de celebração.
7 – Estados Unidos
Outro país que varia o prato de acordo com a região são os Estados Unidos devido ao tamanho do lugar. Mas, no geral, a ceia dos americanos conta com peru, rosbife e bolinhos assados. Já a torta de abóbora é a escolhida para a sobremesa.
8 – Reino Unido
No Reino Unido é tradicional encontrar tortas recheadas com carne moída ou com frutas secas, além do famoso peru. Os crackers também não podem faltar na ceia dos britânicos. Trata-se de um bombom colocado na mesa e que deve ser aberto antes da refeição, pois dentro de cada um existe um brinde.
9 – Canadá
No Canadá, o prato típico desta época é o tourtière, uma torta de carne picada servida com ketchup no dia 24 para o dia 25 de dezembro, além do poutine, uma combinação de batatas fritas, queijo coalho e molho de carne.
10 – Costa Rica
Para encerrar a lista de comidas típicas de Natal, destacamos a ceia da Costa Rica, em que são serviços pratos de carne, como o pernil de porco. O país também costuma saborear os tamales, um dos clássicos da Mesoamérica feitos com massa de milho, carne e banha de porco, batatas, arroz entre outros.
Transfira remessas ao exterior com a Western Union
Aproveite as vantagens das plataformas digitais da Western Union para transferir remessas ao exterior. São mais de 200 países e territórios disponíveis através de nosso app ou site. O processo é rápido e fácil e você ainda pode transferir remessas para destinatários ou para sua viagem ao exterior.
Faça uma simulação nos nossos canais digitais e consulte os Termos & Condições.