Criar inclusão e oportunidade com a Micro Rainbow

Assuntos globais By Western Union July 1, 2024

A Western Union Foundation orgulha-se de colaborar com a Micro Rainbow, a empresa sem fins lucrativos líder no Reino Unido que apoia a integração de refugiados LGBTQI que fogem dos seus países de origem devido a discriminação e perseguição.

A Micro Rainbow trabalha com mais de 1000 requerentes de asilo LGBTQI todos os anos no sentido de fornecer apoio à integração, incluindo alojamento seguro, inclusão social e workshops de inserção profissional, para que as pessoas tenham mais hipóteses de sucesso enquanto reconstroem as suas vidas. Pedir asilo no Reino Unido não é um processo fácil: inclui desde restrições rigorosas à obtenção de emprego e ao acesso à educação a opções de habitação limitadas, o que pode tornar a experiência de integração bastante isolada e desafiante.

A Western Union Foundation apoia a Micro Rainbow desde 2021 e, desde aí, já ajudou a mudar a vida de mais de 600 requerentes de asilo LGBTQI. A nossa bolsa atual está a ajudar os refugiados, como Queen, a aumentar o seu potencial de obtenção de rendimentos através do programa “Moving On” da Micro Rainbow, que disponibiliza orientação, workshops de inserção profissional e oportunidades para reforçar as redes de segurança social.

A jornada de Queen para se tornar fiel a si mesma

Queen é originária da Nigéria, onde as relações entre pessoas do mesmo sexo são puníveis com até 14 anos de prisão. À medida que Queen ia crescendo, ia percebendo que tinha de encontrar uma comunidade onde se pudesse sentir segura e aceite enquanto lésbica. “A minha família homofóbica e o assédio diário do qual fui alvo obrigaram-me a deixar a Nigéria”, partilha Queen. “Não conseguia lidar com tal desrespeito e não ser fiel a mim mesma … Pedi asilo dois dias depois de chegar ao Reino Unido.”

Embora as relações entre pessoas do mesmo sexo sejam legais no Reino Unido, Queen também enfrentou situações de assédio depois de se mudar para o país. Viu-se inserida num ambiente homofóbico que criou sentimentos de isolamento social, e foi nesse momento que entrou em contacto com a Micro Rainbow.

“Decidi contactar a Micro Rainbow para saber mais sobre opções de habitação”, referiu Queen. “Nesse mês, participei no meu primeiro evento e comecei a conhecer pessoas. Também participei nos workshops de inserção profissional ministrados pela Micro Rainbow e achei-os muito úteis. Fizeram-me sentir mais preparada para me candidatar a empregos, e as sessões para praticar entrevistas ajudaram-me a ganhar confiança.”

Queen obteve recentemente o seu estatuto de refugiada e está entusiasmada por utilizar as competências que adquiriu na Micro Rainbow para conseguir um emprego e reconstruir a sua vida no Reino Unido.

“Deixei a Nigéria para me tornar fiel a mim mesma, ser feliz e encontrar uma comunidade onde me sentisse acolhida. Comecei a encontrar tudo isto através da Micro Rainbow.”