Você tem o sonho de pegar a mochila e fazer uma eurotrip? Esse é um termo muito usado pelos viajantes que vão ao continente europeu para visitar um ou mais países – geralmente mais de um, já que compensa pela proximidade de suas fronteira
Se você está planejando a sua próxima viagem e quer incluir países para visitar na Europa, preparei algumas dicas imperdíveis para você desbravar a região e aproveitar ao máximo. Confira a seguir e aproveite.
Confira 5 países para visitar na Europa
1 – Itália
A Itália é um país incrível e, por já ter ido algumas vezes e em estações diferentes, tornou-se um dos meus destinos preferidos. Assim, seguem algumas dicas.
Quando ir: depende. Se quiser curtir as ilhas e as praias, recomendo ir no verão (de junho a setembro). Caso contrário, dá para ir em qualquer época do ano.
Há voos diretos do Brasil para Milão e Roma. Saindo de Guarulhos (São Paulo) são 11h de viagem. Com relação à locomoção por lá, aluguei um carro e foi incrível e mais prático. Mas dá pra fazer tudo de trem também.
Sugestão de roteiro em qualquer época do ano: Toscana, base na cidade de San Gimignano e de lá você pode conhecer as cidades da região: Pisa, Siena, Florença, Veneza, Verona, Cortina D’Ampezzo no Norte, Dolomitas, lago de Como, Milão e Roma.
Sugestão de roteiro no verão: Sardenha, Sicília (Favignana e Lampedusa), Costa Amalfitana, Capri e Puglia.
2 – França
Paris é a queridinha de todos que visitam a Europa pela primeira vez ou que sonham com a cidade luz, Paris, que é a capital.
Quando ir: Paris pode ser visitada o ano todo, mas evite os meses de janeiro e fevereiro porque faz muito frio. Saindo de Guarulhos (São Paulo), há voos diretos também. É possível fazer tudo a pé e de metrô pela cidade. Se for a sua primeira vez por lá, recomendo ficar no mínimo 5 dias completos.
Sugestão de roteiro: 1 dia inteiro para conhecer o palácio de Versailles, 1 dia para visitar o museu do Louvre e os outros dias para fazer turismo em Paris. As principais atrações são:
- Torre Eiffel (dá pra subir na torre e ter uma vista linda de Paris);
- Passeio de barco de 1h no Rio Sena;
- Passear no Jardim de Trocadero e Champs de Mars;
- Subir ou conhecer o Arco do Triunfo e andar na Champs Elysées;
- Visitar a Sacre Coeur e passear no bairro de Montmartre;
- Andar no jardim de Tuileries até o museu do Louvre;
- Caminhar na beira do Rio Sena e visitar a Catedral de Notre Dame (agora fechada);
- Visitar as Catacumbas de Paris (capela de ossos);
- Subir na torre Montparnasse e ter uma visão 360 de Paris;
- Visitar a galeria Lafayette e ver o pôr do sol no terraço da galeria;
- Visitar os bairros de Le Marais e Quartier Latin;
- Jardim de Luxemburgo;
- Reservar 1 dia inteiro para a Disney Paris, caso queira conhecer.
Uma dica bônus de destino incrível para incluir no roteiro quando visitar a França e Paris: Região da Alsácia! Como chegar:
- Trem – saindo de Paris, de Zurique na Suíça ou até de Frankfurt na Alemanha.
- Ou de carro, também com fácil acesso vindo de qualquer um desses lugares/regiões. Foram 2h30 de trem saindo de Paris.
A região faz fronteira com Suíça e Alemanha, por isso você já percebe na gastronomia e arquitetura a influência. A Alsácia é bem conhecida pela sua produção de vinhos, em sua maioria vinhos brancos, com uma grande quantidade de Grand Crus, vinhos de excelente qualidade. Colmar é a capital da rota do vinho.
Comer muito bem. Depois de Paris, a Alsácia é a região com mais restaurantes premiados e com estrelas Michelin. Isso eleva muito a qualidade da gastronomia local. Mesmo você não comendo em um restaurante estrelado, você vai ter uma experiência gastronômica incrível e por preços acessíveis.
Fiquei 2 noites e 3 dias por lá e achei pouco. Por isso, recomendo uma semana na região.
3 – Espanha
De todos os países que já visitei, achei o povo da Espanha o mais parecido com o brasileiro, por isso você vai se sentir acolhido e em casa. A Espanha é um país enorme e o que não faltam são atrações e cidades incríveis para conhecer.
Quando ir: o ano todo, mas se quiser aproveitar as praias e as ilhas baleares é melhor ir entre maio e setembro.
Há voos diretos do Brasil para Madri e Barcelona. Inclusive, Madri é um dos melhores hubs da Europa e uma excelente opção de porta de entrada e saída do continente, pois costuma ter boas opções de preços de voos.
Como se locomover: sugiro a pé e de transporte público. Se quiser fazer uma roadtrip pelo país, alugue um carro. As grandes cidades também são conectadas de trem.
Cidades incríveis para incluir no seu roteiro são Barcelona, Madrid, Valência, Sevilha e Málaga – podem ser visitadas em qualquer época do ano.
Sugestão de roteiro no verão: Barcelona e as ilhas baleares, Menorca, Mallorca, Ibiza e Formentera. Tem voos curtos de Barcelona para as ilhas e ferries entre elas. Recomendo no mínimo 3 ou 4 dias em cada uma, com exceção de Formentera, que pode ser conhecida em um bate e volta saindo de Ibiza.
4 – Portugal
Portugal é um destino muito procurado por brasileiros pela facilidade da língua, pelos voos diretos do Brasil para Lisboa e por ser um país pequeno e fácil de conhecer.
É um destino completo, pois tem praias maravilhosas, natureza, cidades super históricas, museus, vinícolas e comida boa e barata, comparado com outros países da Europa.
Quando ir: dá para ir o ano todo. O inverno em Portugal é ameno, com temperaturas bem tranquilas – na faixa dos 10 graus. O verão por lá é muito quente, além de ser alta temporada, ou seja, tudo mais cheio e mais caro também.
Na primeira vez que estive no país, fiquei 11 dias e rodei de norte a sul: 2 noites em Lagos, no Algarve, 1 noite em Évora, na região do Alentejo, 2 noites em Aveiro (a Veneza portuguesa), 2 noites na cidade do Porto e 3 noites na capital, Lisboa. Essas foram minhas cidades base. Além delas, conheci: Sintra, Cascais, Nazaré e Tomar.
Alugar um carro foi essencial pra fazer esse roteiro completo, mas se você for ficar só em Lisboa ou Porto, dá para fazer tudo a pé ou de transporte público.
5 – Holanda
Amsterdam, capital da Holanda, é uma cidade grande com clima de cidade pequena, por isso é possível conhecê-la em 3 ou 4 dias.
Quando ir: não recomendo os meses de alto inverno, dezembro e fevereiro, porque faz muito frio. A melhor época para ir e ainda aproveitar para conhecer os famosos campos de flores e tulipas da Holanda é na primavera, de março a maio. Há voos diretos do Brasil para Amsterdam.
Para se locomover, sugiro a pé e de metrô. A cidade é muito bem conectada com transporte público e você pode alugar uma bike e se aventurar pela cidade.
Sugestão de roteiro:
- Museumplein: praça dos museus, localizada entre o do Van Gogh e o Rijksmuseum;
- Leidseplein: uma das praças mais famosas e turísticas da cidade;
- Dam Square: praça histórica, memorial da segunda guerra e com várias lojinhas de souvenirs;
- Rembrandtplein: a praça Rembrandt é um dos endereços mais indicados para aqueles que desejam curtir a noite de Amsterdam;
- Museus: Van gogh, Anne Frank, Rijksmuseum;
- Bairro Jordan e os famosos canais: Prinsengracht, Keizersgracht, Herengracht;
- Passeio de barco nos canais: o passeio sai da Estação Central de trens;
- Vondelpark: o maior e mais famoso parque da cidade;
- Heineken Experience: visita e degustação na fábrica da Heineken;
- Jardim de Keukenhof: famoso jardim de tulipas, abre anualmente na primavera, de março a maio.
Algumas coffee shops famosos na cidade: The Bulldog Coffeeshop, Greenhouse Coffeshop, Dampkring Coffeshop, Kashmir Coffeeshop, Barney´s Coffeshop, Hunter´s Coffeshop, Amnesia Coffeeshop, Blue Bird Coffeeshop e Baba Coffeeshop.
Agora que você já tem essas sugestões de países para visitar na Europa, deixo aqui uma última dica que vai te ajudar muito na hora de enviar dinheiro ao exterior.
Com a Western Union Brasil, esse processo é rápido e fácil. Você só precisa acessar o site ou o aplicativo da empresa, realizar a transferência internacional de forma 100% digital e de onde estiver e efetuar o pagamento com PIX. São mais de 200 países e territórios disponíveis. Aproveite essa comodidade!
Outra vantagem imperdível é que você não paga tarifa de envio para transferências de dinheiro direto para contas bancárias no exterior (quando disponível para o país que deseja enviar dinheiro) – com exceção para a Argentina. Assim, você pagará apenas o IOF e a taxa de câmbio, que são obrigatórios para esse tipo de transação internacional.
Se o destinatário não tiver conta e preferir sacar a remessa em um dos agentes locais enquanto está viajando, por exemplo, o valor será a partir de R$ 9,90 que pode variar de acordo com o país e o valor enviado. O serviço de envio via app ou site, do Brasil ao exterior, está disponível todos dias, em qualquer horário. Faça uma simulação em uma das plataformas digitais e conheça a melhor opção de envio. Consulte os Termos & Condições.