Intercâmbio para a Austrália: 5 passos para começar a planejar

Go Global By Western Union February 3, 2022

Já pensou em estudar no exterior? Se esse é o seu objetivo, temos aqui uma sugestão de destino que tem atraído cada vez mais intercambistas: a Austrália. A terra dos cangurus, além de contar com uma variedade de escolas e cursos, oferece qualidade de vida, clima agradável, esportes de aventura, belezas naturais e muito mais. Ou seja, vale a pena escolher um intercâmbio para a Austrália.

Além disso, se a sua intenção também é trabalhar no país, com o visto de estudante você poderá exercer uma atividade profissional. Por se tratar de um destino multicultural, isso também favorece a fase de adaptação e os australianos costumam ser bastante receptivos com os imigrantes. Por isso, coloque a Austrália na sua lista e comece a pesquisar sobre as inúmeras vantagens que você encontrará por lá.

Mas se já ficou interessado em estudar no país, vem conferir algumas dicas que a Western Union preparou e inicie o seu planejamento.

 

5 passos para planejar o seu intercâmbio para a Austrália

 

1 – Defina o seu objetivo

Essa dica é fundamental para planejar o seu intercâmbio para a Austrália ou para qualquer outro destino. Avalie qual o curso você deseja fazer, se é para aperfeiçoar o inglês, estudar para algum exame, fazer cursos técnicos ou acadêmicos, entre outros. Existem muitas opções de intercâmbio no país e, a partir desta definição, você também poderá decidir quanto tempo ficará hospedado e o tipo de visto que precisa.

 

2 – Escolha a cidade

Pesquise as cidades australianas e escolha aquela que tem mais a ver com o seu estilo de vida. Verifique também se ela oferece o curso que você decidiu estudar, custo de vida e as características do lugar. Além disso, se a sua intenção for trabalhar conciliando com os estudos, veja as oportunidades que a cidade oferece.

 

3 – Faça um planejamento financeiro

Com a cidade definida, comece a pesquisar as hospedagens, alimentação, transporte, valor do curso, seguro viagem, passagem área, etc. Coloque todos os itens e valores em uma planilha. Assim, você saberá quanto precisa economizar para levar para o seu intercâmbio. Vale colocar uma meta financeira, abrir uma poupança para esse objetivo e começar a cortar os gastos que não são necessários.

 

4 – Separe os documentos para o visto

Dependendo do tempo que você ficará no país e seus objetivos, isso também irá influenciar no visto. Se o curso tiver a duração de até 12 semanas, você só precisa solicitar o visto de turismo. Já com o visto de estudante, que tem duração mínima de 14 semanas, você poderá estudar e trabalhar no destino – por 20 horas semanais.

Para solicitar o visto de estudante, você precisa ter um passaporte válido, RG ou CNH, seguro saúde, comprovação de matrícula emitido pela instituição de ensino (Letter of Offer), comprovação financeira e uma carta de intenções, com a qual você deverá convencer o oficial de que tem interesse legítimo de estudar na Austrália. Por meio dela, será avaliado se o visto será concedido ou não.

Para mais informações e dúvidas específicas, consulte a Embaixada da Austrália e veja também a documentação completa para cada tipo de visto.

 

5 – Pesquise oportunidades de trabalho

Com o visto de estudante, você também poderá trabalhar legalmente na Austrália. Assim, comece a pesquisar as vagas nos sites de emprego e cadastre os seus dados em sites de empresas de recrutamento. Mas lembre-se de que o trabalho precisa ser de meio-período e de curto prazo, que é o permitido com esse tipo de visto.

 

Ficou animado para preparar o seu intercâmbio para a Austrália? Se ainda está na dúvida, veja também as nossas dicas de intercâmbio para a Inglaterra, a Irlanda e os Estados Unidos. Escolha aquele que esteja mais alinhado com os seus objetivos e condições financeiras e, depois, é só aproveitar esta grande experiência.

Se precisar enviar dinheiro para o exterior, seja para a Austrália ou para mais de 200 países e territórios, acesse o site ou baixe o aplicativo da Western Union Brasil. Por meio desses canais, você pode realizar transferências internacionais de maneira completamente online, pagando via transferência bancária ou PIX sempre que precisar. A operação é fácil e só leva alguns minutos. Faça o seu cadastro e consulte os Termos & Condições dos nossos serviços.

Envie dinheiro online com o app da Western Union®

Baixar o app