5 curiosidades sobre a comunidade boliviana em São Paulo

Go Global By Western Union October 7, 2020

Todos sabemos que São Paulo é conhecida pela sua grande variedade gastronômica e cultural. E, com certeza, essa diversidade se deve à quantidade de imigrantes que vieram para cá. E dentro dessas culturas, certamente, a comunidade boliviana é uma das que mais cresce e conquista espaço.

Para conhecer mais sobre os bolivianos em São Paulo, a Western Union listou algumas curiosidades neste artigo. Confira:

1 – A comunidade boliviana supera portugueses em SP

Pela primeira vez, a quantidade de portugueses em São Paulo foi ultrapassada pela população boliviana.

Em 2019, um levantamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) mostrou que mais de 75 mil bolivianos vivem em São Paulo. E as regiões de atividade têxtil, como o Brás, Bom Retiro e Pari são os bairros onde eles mais se concentram.

2 – Por que escolher o Brasil?

A vinda dos bolivianos para o Brasil começou em 1950 por causa de um acordo de intercâmbio cultural entre os dois países.

E este movimento continua crescendo porque o povo boliviano se sente bem acolhido pelo brasileiro, e, principalmente, por São Paulo, ao oferecer oportunidades de trabalho melhores do que as oferecidas na Bolívia.

3 – Gastronomia e cultura boliviana na rua Coimbra

Quem quer conhecer um pouco da gastronomia e cultura boliviana não pode deixar de ir na feira que acontece na rua Coimbra, no Brás. Lá, aos finais de semana, acontece a feirinha de roupas, cosméticos, artesanatos e até DVDs de filmes bolivianos.

Além disso, você encontra barracas e restaurantes de comida típica da Bolívia, com comidas características como o pollo broaster (metade de frango frito, temperado com molho de pimenta, sal e orégano, empanado com farinhas de milho) ou sopas, como a de amendoim.

4 – Ligações para casa

Se, para o brasileiro, fazer uma ligação para outra pessoa é algo difícil de acontecer; para os bolivianos, ligar para seus conhecidos na Bolívia é cada vez mais comum.

É por isso que na feirinha da rua Coimbra você encontra várias cabines telefônicas ocupadas. A região também possui um espaço dedicado a serviços específicos para a comunidade estrangeira. Entre eles, a remessa de dinheiro e o envio de encomendas para a Bolívia.

Inclusive, a Western Union está na região do Brás com serviços de transferência de dinheiro para o exterior. Encontre a loja mais próxima de você.

5 – Transferência de dinheiro para a Bolívia

Cada vez mais, enviar dinheiro para a Bolívia é algo feito com frequência pelos povos andinos que moram em São Paulo e encontram aqui condições financeiras melhores que as oferecidas pelo país de origem.

Segundo o Banco Central, a transferência para o exterior é um fenômeno comum e tem crescido entre Brasil e Bolívia.

E para encurtar a distância entre estes dois países, a Western Union também oferece o serviço de transferência internacional para a Bolívia. Saiba mais sobre este serviço.