As férias de verão estão ao virar da esquina, o que, infelizmente, significa que os burlões têm um motivo para tirar partido da vaga de arrendamentos para férias. Mas não se preocupe, com as informações certas pode superar os burlões e concentrar-se em criar memórias.
Como posso identificar uma burla de arrendamento?
As burlas de arrendamento podem ser difíceis de detetar à primeira vista. Quanto mais atentamente ler o anúncio, melhor conseguirá identificar a burla. Seguem-se alguns fatores-chave a ter em atenção:
- Preços exageradamente baixos: um anúncio está a listar o arrendamento de um grande espaço numa boa localização ou um automóvel para aluguer muito barato, especialmente em comparação com outros anúncios semelhantes. As ofertas artificialmente baixas são uma tentativa comum para chamar a sua atenção.
- Pagar primeiro, ver mais tarde: aborda um proprietário para ver mais pormenores sobre o imóvel, mas este pede-lhe um pagamento adiantado. Os proprietários legítimos não o pressionam a pagar imediatamente nem a enviar uma transferência de fundos para obter mais informações.
- Anúncios não profissionais: depara-se com um anúncio, mas este não inclui todas as informações e as respostas que recebe do anunciante são genéricas. Cuidado com esses anúncios, são uma tentativa de burla.
Sugestões para ser inteligente em matéria de fraudes (#BeFraudSmart) e evitar burlas de arrendamento:
- Investigar: antes de reservar um imóvel, verifique todas as informações que pode encontrar através de uma pesquisa online. Procure os registos públicos e considere a possibilidade de solicitar uma videochamada para ver o interior do imóvel. Não hesite em pedir ao proprietário para verificar a identidade e as informações do imóvel.
- Visitar: é preferível visitar pessoalmente o imóvel que vai arrendar. Só depois de ter a certeza é que deve confirmar ou efetuar um pagamento.
- Utilizar websites verificados: quando arrendar, utilize plataformas de arrendamento reconhecidas que ofereçam avaliações dos utilizadores e tenham sistemas de pagamento seguros. Se o anúncio for suspeito ou demasiado bom para ser verdade, não aborde o anunciante e denuncie-o, se possível.
- Não tenha pressa: efetue o pagamento apenas depois de verificar cuidadosamente os pormenores e as informações. Se um anunciante estiver a utilizar táticas de alta pressão para o pressionar a tomar uma decisão rápida, não ceda. Não tenha pressa e NÃO envie fundos através de métodos não fidedignos.
Por último, se um burlão lhe solicitar a realização de um pagamento através da Western Union, denuncie online e garantimos que tomaremos as medidas necessárias para acabar com a burla.
Em suma, mantenha-se sempre vigilante quando procurar opções de arrendamento na Internet. Lembre-se destas sugestões para que possamos ser mais inteligentes e estar mais seguros em conjunto.