Os burlões utilizam a época fiscal como uma oportunidade para roubar o seu dinheiro ganho arduamente. Desde fazerem-se passar por funcionários do governo ou através de e-mails e chamadas telefónicas falsas, tentam enganar-nos por vários meios.
Podemos enfrentar tudo se juntos formos mais inteligentes e nos protegermos. Como? Mantendo-nos um passo à frente e superando-os.
Investigue e verifique
Um burlão pode contatá-lo sob o pretexto de:
• Dar um reembolso fiscal.
• Solicitar o pagamento de impostos para evitar penalizações.
• Alegar que tem o pagamento de um imposto atrasado.
• Pedir donativos a instituições de caridade com benefícios fiscais inexistentes.
Tenha em atenção de que nunca deve fornecer informações pessoais, como os detalhes do seu documento de identificação emitido pelo governo, a menos que tenha verificado de forma independente a legitimidade da pessoa ou entidade que a solicita. Os burlões usam frequentemente o medo e um sentido da urgência para coagir as pessoas a fazerem escolhas menos acertadas. Certifique-se sempre de que a sua privacidade tem prioridade.
Quaisquer informações relacionadas com impostos serão comunicadas através de endereços de e-mail e websites oficiais do governo. As comunicações fiscais reais NUNCA são enviadas através de canais não oficiais, como mensagens de texto, e-mails ou chamadas, e os funcionários do governo não ameaçam nem exigem pagamentos imediatos através de transferências de fundos ou cartões pré-pagos.
Antes de efetuar qualquer ação, verifique novamente a fonte.
Algumas dicas para evitar os burlões e manter-se em segurança:
• Verifique o endereço de e-mail. Deve ter um domínio oficial do governo.
• Nunca clique em ligações enviadas por um remetente desconhecido.
• Não partilhe dados confidenciais da conta bancária ou do cartão com ninguém, especialmente para fins fiscais.
• Verifique sempre o estado dos seus reembolsos fiscais e devoluções diretamente nos websites oficiais do governo.
Se um burlão lhe solicitar para efetuar um pagamento com a Western Union, ligue para a nossa linha de apoio através do número 1800 1027111 ou denuncie online e garantimos que tomaremos as medidas necessárias para acabar com a burla.
Juntos, podemos superar as burlas. Ajude a espalhar a palavra, denunciando possíveis burlas. #BeFraudSmart.