Faça donativos com confiança: 5 dicas sobre como identificar instituições de beneficência falsas

Go Global By Amruta Chougule August 6, 2024

Todos queremos ajudar as pessoas necessitadas. Mas com tantas instituições de beneficência a pedir ajuda, pode ser difícil saber se o seu donativo chega à causa certa. Tenha cuidado com as ONG falsas e os criminosos que se apresentem como assistentes sociais ou proprietários de instituições de beneficência.

Com o aumento dos desastres naturais, é possível estar cercado por fundos de ajuda às vítimas ou histórias tristes sobre uma causa humanitária. No entanto, ajudar os outros não deveria envolver ser-se enganado. É por isso que temos de aprender a identificar angariadores de fundos enganadores.

Vamos evitar que os burlões tirem partido da nossa boa vontade ao identificá-los com muita antecedência. Abaixo estão listados alguns sinais de alerta comuns para burlas de beneficência:

  1. Jogo de pressão – recebe uma chamada inesperada, na qual insistem para que envie um donativo imediatamente. Podem pedir-lhe que transfira fundos através de um serviço de transferência de fundos como a Western Union. As instituições de beneficência legítimas permitem-lhe fazer donativos quando quiser e como quiser.
  2. Truques sujos – receberá uma mensagem de agradecimento de uma organização de beneficência mesmo quando não fez nenhum donativo à mesma. No apelo que lhe enviarem, farão reivindicações falsas e vagas. Estes truques envolverão sempre um elemento emocional.
  3. Prova de donativo – as organizações sem fins lucrativos têm de emitir recibos dos donativos, por isso, é um sinal de alerta se não receber um recibo ou se este não tiver os detalhes adequados, como o nome da organização.
  4. Devoluções garantidas – as instituições de beneficência destinam-se a ajudar os outros, e não a torná-lo rico. Se alguém lhe prometer retornos loucos sobre o seu donativo, é definitivamente uma burla.

Vejamos agora como evitar fraudes de instituições de beneficência. Seguem-se algumas dicas para vencer os burlões no seu próprio jogo.

Faça o trabalho de casa:

  • Faça donativos apenas a organizações reconhecidas e evite organizações com nomes imitadores.
  • Não forneça detalhes pessoais, como o número de conta bancária. Utilize um cheque ou um cartão de crédito para uma melhor segurança (e reembolsos mais fáceis se algo correr mal).
  • Solicite sempre licenças, números de registo e documentos de verificação semelhantes.
  • Faça o trabalho de casa antes de abrir a carteira. Verifique o website, o número de telefone e endereço postal da instituição. Leia comentários online e fale com amigos e família antes de dar dinheiro. Faça perguntas sobre como o dinheiro será utilizado e quanto dinheiro realmente vai para a missão vs. o departamento de administração da instituição.
  • Ao pagar online, certifique-se de que o website é seguro. Veja se começa por “https”. Se não tiver um “s”, poderá não ser seguro. Não abra ligações de pagamento ou anexos de e-mail aleatórios, mesmo que pareçam familiares.

Lembre-se: alguma pesquisa ajuda muito. Pode certificar-se de que a sua generosidade tem um impacto real ao evitar as burlas de beneficência.

Para obter mais informações sobre outros tipos de fraude e como denunciá-los, visite a nossa página Informações sobre fraudes.