Com a Internet e as redes sociais, tornou-se mais comum do que nunca encontrar alguém especial online. As aplicações de encontros, as redes sociais e até as plataformas de jogos tornaram mais fácil do que nunca estabelecer contactos e encontrar o amor. Muitas pessoas das últimas gerações encontraram o amor online, e chamam-lhe de “história de amor moderna”. Não há dúvida de que a Internet é um ótimo lugar para encontrar o amor, mas nem sempre é seguro. Os burlões aproveitam-se do coração e das emoções das pessoas para obterem ganhos financeiros.
Criar um perfil num site de encontros online ou nas redes sociais é fácil, qualquer pessoa pode fazê-lo. Os burlões criam uma relação consigo e ganham a sua confiança através de detalhes falsos, fotografias e mensagens amigáveis. Quando ganham a sua confiança, muitas vezes tentam isolá-lo e manipulá-lo mais facilmente, contando-lhe histórias sobre como precisam de dinheiro. Infelizmente, muitas pessoas caem nestes truques de burla romântica. Graças à relação estabelecida e à confiança, as pessoas acabam por dar dinheiro, mas ficam de coração partido.
Para ser mais esperto do que os burlões, vamos analisar alguns cenários comuns de burlas românticas:
- Soldado no estrangeiro
Trata-se de uma burla clássica que visa a sua compaixão e patriotismo. Através de um perfil online, informam-no de que são soldados e vivem no estrangeiro. Ganham a sua confiança através de histórias sobre o seu serviço militar e sobre as saudades que têm da família e a solidão que sentem.
Pouco depois de ganharem a sua confiança, dizem-lhe que querem conhecê-lo pessoalmente, mas que precisam da sua ajuda para pagar “despesas de deslocação” ou “taxas para obter uma licença do serviço militar”. Os militares verdadeiros não precisam de pagar quaisquer “taxas” para obter uma folga e as suas despesas de deslocação estão, normalmente, asseguradas.
- Empresário rico preso no estrangeiro
Estas pessoas afirmam ser empresários de sucesso a trabalhar noutro país. Mostram-lhe o seu estilo de vida luxuoso através de fotografias, nomeadamente fotografias de hotéis de luxo, automóveis caros, compras e, às vezes, refeições gourmet.
Por vezes, até lhe enviam presentes para ganhar a sua confiança. De repente, deparam-se com um problema, como um roubo de dinheiro ou despesas inesperadas. Não conseguem obter dinheiro no seu país ou não têm acesso aos seus fundos e precisam que lhes envie dinheiro “urgentemente”. Prometem devolver-lhe o seu dinheiro dentro de alguns dias e pagar-lhe um montante adicional pelo incómodo. As pessoas ricas podem aceder aos seus fundos em qualquer momento e, se não o fizerem, dispõem de muitos meios para as ajudar.
- Familiar doente
Depois de algumas semanas a trocar mensagens, o seu interesse amoroso online conta-lhe que um familiar próximo está gravemente doente. Afirma que está a precisar desesperadamente de dinheiro para pagar mais despesas médicas e que, sem esse dinheiro, o seu ente querido poderá não sobreviver.
Os burlões também podem apresentar documentos médicos falsos. Através de truques afetivos e com caráter de urgência, tentam obter o máximo de dinheiro possível. É normal querer ajudar alguém em situações de emergência médica, mas é importante verificar sempre e lembrar-se de ter cuidado ao lidar com alguém que não conhece pessoalmente.
- Amor à distância que precisa de dinheiro para comunicar
Os burlões fá-lo-ão acreditar que vivem numa pequena cidade ou país remoto onde a rede e a comunicação são difíceis. Dizem-lhe que precisam de dinheiro para comprar um telemóvel, pagar o acesso à Internet ou cobrir os custos de uma aplicação especial que precisam de utilizar para manter o contacto consigo. Com a disponibilidade generalizada e o custo reduzido da Internet e das redes, é extremamente improvável que precisem de dinheiro para assegurar a comunicação.
Como evitar uma burla romântica?
As burlas românticas podem afetar o seu bem-estar emocional e financeiro. Devido ao facto de se tratar de um assunto sensível, as pessoas podem facilmente deixar-se enganar. Por isso, é importante estar sempre atento aos indicadores críticos (“red flags”) e ser inteligente em matéria de fraudes (# BeFraudSmart) antes de falar com alguém que conheceu online.
- Não tenha pressa: não se precipite. Não ceda à pressão e demore o tempo que for preciso para conhecer a pessoa, e tenha cuidado se ela parecer demasiado impaciente.
- Faça a sua pesquisa: se algo não lhe parecer bem, confie nos seus instintos. Utilize a pesquisa reversa de imagens nas fotografias para ver se já foram usadas noutro lugar.
- Mantenha as suas informações privadas: não precisa de partilhar as suas informações pessoais e financeiras com alguém que não conhece pessoalmente. Proteja os seus dados até ter a certeza de que pode confiar nas pessoas em causa.
- Não envie dinheiro: desconfie de quem lhe pede dinheiro, especialmente para emergências ou despesas inesperadas. Não envie dinheiro a alguém que conheceu online, lembre-se de que “as coisas nem sempre são o que parecem”.
- Denuncie comportamentos suspeitos: proteja-se a si e aos outros. Utilize as opções de denúncia e de bloqueio no seu perfil quando suspeitar de uma burla. Assim, é possível ajudar as autoridades a tomar as devidas medidas.
Encontrar o amor online pode ser emocionante, mas é importante ter cuidado quando estiver a conversar com alguém que conheceu online. Vamos procurar ligações genuínas, mantendo-nos mais inteligentes e mais seguros, juntos.