Ter a oportunidade de trabalhar no Canadá é o objetivo de muitos brasileiros. O país é bastante seguro, tem belas paisagens, oferece mais qualidade de vida e ainda possibilita estudar enquanto trabalha. É o combo ideal para se começar uma nova vida no exterior. Se esse é o seu caso, a Western Union preparou 5 dicas de como conseguir um emprego no Canadá que vão ajudar a dar o primeiro passo. Confira:
1 – Permissão para trabalhar no Canadá
Para trabalhar no Canadá é importante que você esteja fazendo um intercâmbio. Neste caso, você pode escolher um curso voltado à sua área profissional, como, por exemplo, Social Media Marketing, Customer Service, Project Management, Hospitality Operations, Business Communication entre outros. No entanto, para fazer esses cursos, é necessário já ter o nível intermediário ou avançado do inglês.
Assim, ao conseguir o trabalho (fica por conta do estudante a colocação profissional), você pode trabalhar meio período e conciliar com os estudos. Você também pode atuar na área de serviços e atendimento, como garçom, vendedor de loja, barista em cafeteria, ajudante na cozinha etc. A oportunidade depende do seu nível de inglês.
2 – Conhecimento da língua
Como mencionado, ter um conhecimento prévio da língua inglesa é requisito importante para trabalhar no Canadá. Se você já tem um nível intermediário ou avançado as possibilidades de que mais portas se abram são maiores. Por isso, antes de tudo, estude o idioma no Brasil ou no país canadense e encontre oportunidades melhores de emprego. Ter experiência profissional também faz a diferença.
3 – Currículo padrão canadense
O currículo canadense é um pouco diferente se comparado com o do Brasil. Sendo assim, busque exemplos do formato correto do país e que seja de acordo com a sua área. Ele precisa ser bem objetivo, com no máximo duas páginas. Caso você já esteja morando no Canadá, informe o seu tipo de visto. Muitas empresas também costumam pedir uma carta de motivação (cover letter) junto com o currículo.
4 – Sites de emprego
Procure os sites de emprego canadenses, como o VanHack (para engenheiros, desenvolvedores, ilustradores e designers), Indeed.ca e Craiglist, e se candidate às vagas que estejam mais alinhadas com o seu perfil e experiência profissional. O LinkedIn é outra plataforma muito válida para buscar oportunidades e fazer networking com quem já trabalha no país. Fique de olho também nos sites das empresas.
O país também conta com o Job Bank, um serviço gratuito do governo que oferece informações profissionais e de carreira para quem quer trabalhar no Canadá. Além disso, ter contato de amigos e conhecidos é outra opção que ajuda muito, pois a maioria das pessoas consegue emprego por indicação. Vale mencionar que ir até o local e entregar o currículo em mãos continua sendo bastante eficiente.
5 – Preparação para a entrevista
Entrevista de emprego é sempre um momento de muita tensão, ainda mais quando é realizada em outro idioma. Por isso, a dica fundamental é a preparação. Não precisa decorar as respostas, pois isso pode ser uma armadilha, mas coloque no papel os principais itens do que deseja falar e treine em voz alta. Também busque informações sobre a empresa, o segmento em que atua e sua história.
Essas são algumas dicas importantes e úteis para conseguir trabalhar no Canadá. Agora, se você precisa enviar dinheiro ao país, conte com a Western Union. Você pode realizar a transação internacional totalmente online por meio do site WU.com ou do App WU® Brasil. Visite agora mesmo os nossos canais digitais e conheça as vantagens de escolher a Western Union. Faça o seu cadastro clicando aqui.
Para consultar os Termos & Condições do serviço, clique aqui.