Valentine’s Day no Brasil: curiosidades e tradições sobre o Dia dos Namorados Internacional

Seja global By Western Union February 7, 2025

No Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho, mas em muitos países a data oficial do amor é 14 de fevereiro, o famoso Valentine ‘s Day. A comemoração internacional tem origem na história de São Valentim, um mártir cristão que desafiou ordens imperiais para celebrar casamentos em segredo.

Com o tempo, a data se popularizou e, hoje, é marcada por declarações românticas, troca de presentes e gestos de carinho em diversas partes do mundo. Mas como o Valentine ‘s Day é visto no Brasil? Continue a leitura para descobrir essas curiosidades e entender como essa data vem ganhando espaço no país.

O que é o Valentine’s Day?

Também conhecido como Dia de São Valentim, é um dia para celebrar o amor romântico entre casais, comemorado no dia 14 de fevereiro em muitos países, incluindo América do Norte, Ásia e Europa.

Nesta data, algumas tradições incluem a troca de presentes, como chocolates, flores, joias, além de jantares românticos. As lojas costumam se enfeitar com corações e outras decorações, e muitas marcas criam produtos especiais para a data.

No Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho, criado por uma campanha publicitária nos anos 1940, já que 14 de fevereiro coincidia com o Carnaval. Em outros países, as datas variam: na Romênia é em 24 de fevereiro; na China, além do dia 12 de fevereiro, também é comemorado nos dias 20 de maio e no sétimo dia do sétimo mês do calendário chinês, no festival Qixi.

Como surgiu o Valentine’s Day?

A origem do Dia dos Namorados Internacional está relacionada com o festival da Lupercália, que era celebrado no Império Romano no século IV a.C no mês de fevereiro, marcando o início da primavera.

Porém, no final do século V, o Papa Gelásio I substituiu a Lupercália pelo “Dia de São Valentim”, uma homenagem ao bispo romano que realizava casamentos em segredo e acabou sendo executado no dia 14 de fevereiro.

São Valentim é considerado o padroeiro dos namorados porque defendeu o sacramento do casamento com a sua vida. Segundo a história, São Valentim foi condenado à morte no século III por desobedecer o imperador Cláudio II.

Qual a diferença entre Valentine’s Day e Dia dos Namorados?

O Dia dos Namorados é comemorado em uma data diferente no Brasil porque foi criado como uma estratégia de vendas nos anos 1940. A data escolhida foi 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio – o santo casamenteiro, pelo publicitário João Doria Neto, pai do ex-governador de São Paulo.

A ideia era impulsionar as vendas das lojas de departamento, que estavam em baixa no mês de junho devido à proximidade com o Carnaval. Assim, a data escolhida foi uma jogada comercial, tornando-se uma das mais importantes do varejo no Brasil.

Como é comemorado o Dia dos Namorados Internacional?

As tradições podem variar de acordo com o país. Por exemplo, na África do Sul é comum as mulheres usarem o nome do parceiro na manga da roupa. Já na Rússia e no Canadá é mais comum fazer um jantar romântico em casa. Confira a seguir como outros países celebram o amor:

Estados Unidos

Nos EUA, o Valentine’s Day é um grande evento comercial, marcado por presentes como chocolates, flores e cartões feitos à mão. A data celebra o amor de forma ampla, incluindo familiares e amigos.

Crianças trocam cartões e doces nas escolas, enquanto adolescentes usam o “correio do amor”, assim como é o “correio elegante” nas festas juninas no Brasil, para enviar mensagens românticas secretas.

Romênia

No país, o Dia dos Namorados é um feriado nacional chamado de Dragobete, celebrado em 24 de fevereiro para marcar o início da primavera. A data é repleta de tradições como noivados, casais colhendo flores juntos e amigos que molham os rostos dos namorados com neve remanescente, simbolizando boa sorte no amor.

China

Existem três datas consideradas “Dia dos Namorados”: Valentine’s Day no dia 12 de fevereiro, dia 20 de maio e no Festival Qixi, que acontece no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar chinês.

O Dia dos Namorados Internacional foi incorporado ao calendário comercial, marcado por presentes e jantares românticos. Já a comemoração do dia 20 de maio (520) surgiu por um jogo de palavras no mandarim, onde “520” soa como “eu te amo“, tornando-se uma gíria popular e um dia especial para casais.

Por fim, o Festival Qixi é marcado pela troca de presentes, oferendas e comidas típicas, além da exibição de habilidades artesanais por mulheres jovens. Segundo a lenda, celebra a história de amor entre Niulang, um pastor, e Zhinü, uma tecelã, que só podiam se encontrar uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do ano.

Envie dinheiro para sua viagem de Dia dos Namorados

Agora que você já sabe as diferenças e tradições do Valentine’s Day, que tal presentear de forma diferente nesta data?

Com o aplicativo ou o site da Western Union você pode enviar dinheiro para destinatários ou para sua viagem e transferir a quantidade que precisa para receber quando chegar no destino. São mais de 200 países e territórios disponíveis para enviar dinheiro de forma rápida, intuitiva e sem burocracia.

Além disso, se o envio for realizado para uma conta bancária (quando disponível), a tarifa de envio não será cobrada – o custo é zero R$ 0 (exceto para Argentina). Caso prefira sacar o dinheiro, o valor a ser pago será a partir de R$ 9,90.

Faça uma simulação nos nossos canais digitais e descubra a melhor forma de envio. Consulte também os nossos Termos & Condições.

Envie dinheiro online com o app da Western Union®.​